Quero morar no destino da minha viagem

Quero morar no destino da minha viagem

Sabe quando você faz uma viagem nas férias e o destino é tão lindo, mas tão lindo que você logo pensa: "quero morar aqui!"?, então, nossa jornada começou assim!



Aqui começa nosso Diário de Bordo, onde você pode acompanhar toda nossa trajetória. Este espaço é para falarmos das experiências adquiridas em cada mudança, contaremos um pouquinho de como são as cidades e daremos as melhores dicas pra você se organizar na hora da mudança. 

Hoje vamos contar como tudo começou. Como uma simples viagem de férias mudou completamente nossas vidas! 

Se você também sonha em morar em outra cidade, estado ou país (por que não?), leia até o final e se inspire! E no final vamos deixar algumas dicas pra facilitar a sua vida (queria ter lido essas dicas antes rs)!!!!

A decisão de mudar para outro estado

Em uma de nossas viagens para a Bahia, em 2015, conhecemos a Ilha de Itaparica e nos apaixonamos pelo lugar! Foi ali que tudo começou! O cenário perfeito para passar o resto de nossas vidas!

Praia do Jaburu - Mar Grande - Vera Cruz
Praia do Jaburu - Mar Grande- Vera Cruz/ Ilha de Itaparica


Fomos apenas conhecer, pois faltavam somente dois dias para acabar nossa viagem, então seria um bate-volta.

Mas quem disse que foi assim? 

A ilha é dividida em dois municípios, Itaparica e Vera Cruz. Fica a 50 minutos de Salvador e você pode chegar nela pelo ferry boat, desembarcando em Bom Despacho (Itaparica) ou fazendo a travessia de lancha desembarcando em Mar Grande (Vera Cruz).

Também é possível chegar à ilha por terra, atravessando a ponte João das Botas, pela BA-001.

Sem dúvidas é uma das mais belas ilhas do litoral brasileiro. Sua costa é cercada por recifes de corais,  que se estende de Bom Despacho até Cacha Pregos.

Atravessamos de ferry-boat. Quando chegamos em Bom Despacho, na inocência, achamos que seria possível caminhar até a Marina, mas não aguentamos nem duas praias rsrsrs. É um percurso longo!

Encontramos uma van que ia até a Marina de Itaparica, eu super feliz por não aguentar mais andar debaixo daquele sol de 30 graus e o Marcos mais feliz ainda, por não ter que me socorrer rs.

Como queríamos conhecer o máximo possível em um dia, logo pegamos um carro até a praia Ponta de Areia e de lá fomos até Mar Grande, em Vera Cruz.

Na época, Vera Cruz era uma "cidade abandonada" pelos políticos, não tinha infraestrutura, não tinha orla, era uma cidadezinha do interior, totalmente diferente de Itaparica, mas a beleza natural sempre foi surreal e nos encantamos.

De Mar Grande pegamos uma outra van e fomos para a outra ponta da ilha, Cacha Pregos. Pense num lugar mágico!

Acabamos passando o último dia das nossas férias em Cacha Pregos, e foi lá que surgiu o sonho de morar naquele paraíso!

Voltamos pra Salvador com a decisão tomada, iríamos  mudar de estado!

Sabíamos que não era tão simples, até parecia loucura, mas era um sonho a realizar e iríamos nos planejar para que se tornasse realidade.

O Planejamento

Voltamos para São Paulo cheios de sonhos e expectativas. Havíamos encontrado o lugar perfeito para passarmos o resto de nossas vidas! Era hora do planejamento para tornar realidade!

 Precisávamos desapegar de tudo e de todos, entender que o contato seria à distância, que as visitas seriam anuais, que seríamos só nós dois em uma cidade "estranha" rodeados de pessoas "estranhas".

Era um misto de medo e ansiedade. Como morar tão longe da família e dos amigos de uma vida inteira? Como se adaptar num lugar tão diferente da grande cidade de São Paulo sem ter a mãe por perto na hora do sufoco? Pra quem pedir colo?

Eram perguntas que nos fazíamos diariamente, mas a resposta vinha logo: teríamos um ao outro e estaríamos num paraíso!  

Foi um longo ano de muita conversa, colocando prós e contras de uma mudança tão grande em nossas vidas, afinal, vivemos em uma sociedade que determina que temos que estudar, conquistar um bom emprego, casar, construir uma família e adquirir a tão sonhada casa própria. 

Porém, sempre vivemos conforme nossos sonhos, independente do que a sociedade impõe, desde que não prejudiquemos ninguém!

Enfim decidimos que aquilo era o que realmente queríamos, que era hora de viver nosso sonho.

O planejamento começou pelo casamento, que até foi fácil, considerando que queríamos tudo muito simples. O problema maior foi planejar a lua de mel,  já que iríamos nos mudar e teríamos que fazer o percurso de carro.  Precisávamos traçar rotas, pesquisar as cidades em que passaríamos, hospedagens, a distância entre as cidades, enfim, uma viagem nada comum em nossas vidas até então.

Começamos a traçar a rota, e já que estávamos vivendo um sonho, iríamos percorrer o litoral e parar em alguns lugares que tínhamos como destinos de férias

 Economizamos muito mudando hábitos, abrimos mão de muitas coisas, vendemos e doamos tudo que não teríamos como carregar ou que não teria utilidade no nordeste (como roupas de frio, livros, bicicleta), e pra conseguir juntar um pouco mais de dinheiro buscamos alternativas. Eu vendia bolos de pote, sequilhos, ovos de páscoa, até rifa. O Marcos começou a trabalhar como motorista de aplicativo e assim conseguimos o suficiente para casar, passar a lua de mel e nos manter por alguns meses na ilha (claro que junto com a minha rescisão de contrato). Anotou essas dicas?

As diárias de hospedagens foram compradas em sites de compras coletiva no período de promoção da black friday e tínhamos poucos passeios programados que teriam algum custo. O importante para nós era explorar os lugares por onde iríamos passar.

Enfim, partimos para a grande Viagem

Casamos em abril de 2018 e partimos, com nossa pequena mudança no porta malas, para nossa lua de mel ♥️ em direção à Ilha, certos de que estávamos indo para uma grande aventura!




Já dá pra saber que não foi uma lua de mel comum, né?! Que não foi uma viagem que normalmente as pessoas fazem após o casamento e retornam para suas cidades?  Foi "A Viagem", "A Lua de mel" e não tínhamos data para voltar, porque nossa cidade e nossa casa, estavam no destino final dessa aventura!





Nas próximas publicações vamos contar um pouquinho dos lugares por onde passamos na nossa longa lua de mel e deixar algumas dicas sobre os lugares para você que está planejando uma viagem

E como prometido, seguem algumas dicas para você que um dia pensou "quero morar no destino da minha viagem"!

6 Dicas de como se preparar para mudar para outra cidade

E pra você que sonha em morar naquele lugar maravilhoso que conheceu numa viagem de férias, aqui vão algumas dicas
  • Faça uma reserva financeira que dê para se manter durante, pelo menos, seis meses;
  • Se você tem um emprego formal, organize-se para que possa se desligar no melhor momento e com tempo para resolver todas as pendências exigidas;
  • Pratique o desapego material: desapegue de tudo que não usa (roupas, sapatos, livros...) e mantenha apenas o essencial para usar na nova cidade;
  • Corte as raízes: para começar uma nova vida distante do lugar onde morou a vida toda, é preciso ter ciência de que o contato com parentes e amigos será apenas por telefone (que bom que temos vídeo chamadas rs);
  • Não espere que as pessoas mantenham contato diário, com o tempo as conversas ficam cada vez mais escassas, mas isso não significa que elas não se importam com você, simplesmente a vida de todos muda, assim como a sua mudou;
  • E por último, mas não menos importante, procure uma fonte de renda antes de se mudar (se já tiver uma segunda fonte de renda, perfeito). Seja artesanato, doces, salgados, motorista de aplicativos, seja vender água no semáforo, não importa, o importante é você saber que terá como se manter nessa jornada! 

E você, já sonhou em morar na viagem? Conta pra gente aqui nos comentários e vamos compartilhar experiências!

Cadastre-se para receber as atualizações!

Siga-nos nas redes sociais e nos acompanhe em tempo real!
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários estarão visíveis após aprovação dos moderadores.
Agradecemos a sua visita.
Cadastre-se para ser avisado sobre novas publicações!

Programe sua Viagem

Popular Posts

Pesquisar este blog

Viaje conosco!

Siga

Monetização do Blog

Seguidores

Arquivo do blog

Postagens Recentes

Postagens mais visitadas