Entenda a Tábua de Maré

 Como ler a tábua de maré?

Entenda como a maré pode influenciar no seu passeio!

Hoje vamos esclarecer algumas dúvidas sobre a tábua de maré e como ela pode "atrapalhar" sua viagem para muitas praias, principalmente no Nordeste!

Praia da Sereia - Maceió/AL



O que é tábua de maré?

Numa explicação bem simples, a tábua de maré é uma tabela que mostra as variações marítimas com relação ao seu movimento, ou seja, maré alta e maré baixa.

Essa tabela é disponibilizada anualmente no site da Marinha do Brasil, porém você também encontra a tabela no site  Climatempo e no site Tábua de Marés, que particularmente gosto de consultar este último, pois informa se a maré está subindo ou baixando.

E é esse que vou te ensinar a ler mais abaixo!

Vamos disponibilizar aqui o link para a tabela de alguns lugares do Nordeste do BrasilCaso você tenha dúvidas ou queira ver de algum outro local, deixe um comentário abaixo que disponibilizaremos pra você 😉

Veja aqui tudo sobre o Prime Gourmet Club 

Como entender a tábua de maré?

Algumas pessoas têm dificuldade em entender a tábua de maré, então vamos dar um exemplo abaixo, simplificando a leitura:

01 SEX         Horário         Altura

                      0502               2.0 

                      1104               0.4 

                      1713               2.0 

                      2334               0.3  Fonte: Marinha do Brasil

Acima temos os dados referentes ao dia 01/01/2021, sexta-feira.

Podemos ver que às 05:02h da manhã e às 17:13h a maré estará alta e atingirá 2 metros de altura. Esse fenômeno chama-se preamar (o ponto mais alto da maré, maré cheia).

E às 11:04h e às 23:34h a maré estará 0.4 e 0.3, respectivamente, ou seja, 40 e 30 centímetros de altura. Esse fenômeno chama-se baixa-mar (o ponto mais baixo da maré, maré baixa).

Neste exemplo temos uma altura muito boa para realizar passeios e curtir as praias no período da manhã, pois ela atingirá a Baixa-mar às 11h da manhã, quando o sol está a pino.

Portanto, programe sua viagem para os dias em que a maré estará baixa no período da manhã, mas não tão cedo, pois a posição do sol também influencia na cor da água! 

Leia também: Ilha de Boipeba

Em quais meses ocorrem a maré baixa?

Acho que essa é a pergunta que mais vemos nas redes sociais!

Diariamente alguém pergunta em quais meses ocorrem a maré baixa ou qual é o mês em que a maré estará baixa.    

A resposta é: Todos! Sim, em todos os meses do ano a maré tem seus períodos de preamar e baixa-mar.

E isso ocorre com a influência da lua. Sim! A lua influencia nas marés!

Nas semanas em que a lua está na fase nova ou cheia, as marés ficam mais baixas!

Então, se você vai para uma cidade litorânea e quer aproveitar todos os dias da sua viagem, curtindo um mar calmo e fazer passeios em alto-mar, como para piscinas naturais, por exemplo, os melhores dias são quando a maré está baixa. Quanto mais próximo de 0 (zero) melhor!

 

 Aprenda como usar o site Tábua de Marés

Aqui vamos simplificar sua vida e mostrar um passo a passo de como usar e entender as informações do site que usamos para consultar a tábua de maré.

Usaremos como exemplo a tábua de maré de Maceió.

  • Na página inicial do site, você vai selecionar a região que deseja consultar: América do Sul, Brasil. 


  • Ao clicar em Brasil, você verá todos os Estados, separados por Região. Você pode tanto selecionar a Região no menu à esquerda quanto descer a barra de rolagem. 


 Vamos ao nosso exemplo: tábua de maré de Maceió no mês de Janeiro de 2021:

  • Ao clicar na cidade desejada, abrirá a seguinte página:

  • Se você quer informações sobre determinado dia da semana atual, basta clicar no dia desejado. Caso queira consultar outra data, você vai clicar no "nome" do mês que aparece em amarelo, conforme foto abaixo, e selecionar a data desejada.
  • Caso você esteja programando sua viagem de acordo com a maré, basta clicar em aceitar para ver a tábua de maré referente ao respectivo mês.


  • Você pode clicar em "maré" ou tábua de maré que será direcionado ao mesmo local:

Logo você verá todas as informações referente ao local, como horário do nascer e pôr do sol, horários de preamar e baixa-mar, etc.


O que nos faz gostar desse site é que ele informa como está o nível da maré: se está alta, baixa, subindo ou descendo.


E um pouco mais abaixo você terá toda a previsão de maré do mês!


Basta ir descendo a barra de rolagem lateral que você consegue verificar os horários e nível da maré de todos os dias do mês!

Quando devo me atentar à tábua de maré?

Quando você está programando uma viagem para uma cidade litorânea você quer aproveitar todos os dias de suas férias da melhor forma possível, certo?

E quando essa cidade está situada no nordeste, há muitas praias em que o melhor proveito ocorre com a maré baixa, principalmente onde há piscinas naturais!

Além disso, as praias nordestinas na maré baixa são convidativas a um bom banho de mar nas piscinas que se formam na beira da praia com águas mornas...

Portanto, se sua próxima viagem é para algum destino do nordeste, verifique os dias em que a maré estará baixa e aproveite melhor suas férias!

Quer economizar nas viagens? Baixe já o aplicativo Prime Gourmet e aproveite os melhores passeios e restaurantes com desconto! Saiba mais!

Qual  é a melhor maré para fazer passeio às piscinas naturais?

Independente do que lhes digam os guias e funcionários de agências de turismo, não faça passeios com a maré acima de 0.5, dependendo do lugar e da sua altura, pode não dar pé e seu passeio se tornar um pesadelo (principalmente para quem não sabe nadar ou está com criança)!

Programe-se para fazer passeios com a maré o mais próxima de 0.0 (zero) possível e garanta tranquilidade e diversão!

Para que você tenha uma viagem segura e tranquila, nada melhor que entender um pouco sobre a tábua de maré e suas variantes, não é mesmo?  

Se você gostou do post compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos entenderem também como funciona a tábua de maré!

Conforme prometido, segue links para visualizar a tabela da tábua de maré de algumas cidades nordestinas:


A tábua de maré para o ano de 2022 será disponibilizada pela Marinha no mês de dezembro de 2021. 

Esse post foi útil? Compartilhe e nos ajude a ajudar mais viajantes! ;)

Siga-nos nas redes sociais:

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários estarão visíveis após aprovação dos moderadores.
Agradecemos a sua visita.
Cadastre-se para ser avisado sobre novas publicações!

Programe sua Viagem

Popular Posts

Pesquisar este blog

Viaje conosco!

Siga

Monetização do Blog

Seguidores

Postagens Recentes

Postagens mais visitadas